segunda-feira, 6 de junho de 2016

Velharias



Ontem foi dia de velharias.
Tirei o dia e fui a uma feira que sei que existe, em que sei que os preços são inflacionados porque está na moda e há turistas, e onde quem vende sabe de vender mas não tanto do que vende.
Pouco dinheiro levava, que pouco dinheiro tenho, mas o objectivo, mais que comprar, era alimentar a alma com o que visse.
Mas vim de lá com estas duas peças: O flash e o suporte em “L” em que está montado. Câmara e objectiva, que nem são da época, estão aqui só para “compor o ramalhete”.
Do flash já contei como o recebi: uma aposta com um vendedor sobre uma outra peça: em perdendo eu, comprava-o, em ganhando eu, oferecia-mo. Ofereceu-mo!
Já o suporte foi comprado, com o preço discutido até porque possui um defeito.
O que tem graça é que é o terceiro que possuo. Do primeiro já lhe perdi o rasto, nem sei como, comprado que foi nos meus inícios fotográficos. O segundo está ali guardado, mais bonito e sólido que este. Faz tempo que o usei pela última vez. Este veio agora pela simplicidade do desenho e construção, por ser um pantógrafo visível e por ter um engenhoso sistema de travamento.
Já depois do sol pôr e depois do jantar, mostrei estes troféus a uma mocinha conhecida a querer dar os primeiros passos em fotografia. Com ganas!
E perguntou-me ela para que serve o suporte se quase todas as câmaras têm um suporte, além de terem um flash incorporado.
Entenda-se que nem sempre assim foi: nem o flash incorporado nem a sapata de acessórios, vulgo sapata de flash.
Mas, mais importante que isso, é a diferença que resulta de ter o disparo de flash bem junto à objectiva, como com o incorporado na câmara, ou subido e desviado, como na imagem. E, recorrendo à lanterna do telemóvel, mostrei-lhe a diferença de sombras e luz, usando-me como modelo de improviso.
Acho que descobriu um mundo novo, esta minha amiguinha. E espero que sim.
Isto porque, como costumo dizer, “A perspectiva é a minha ferramenta, a luz a minha matéria-prima”.
Bem que podemos usar de todas as electrónicas, de todos os editores de imagem. Se não entendermos uma e outra, são fotocópias o que fazemos.

Quanto a este suporte e este flash, irão juntar-se às demais curiosidade fotográficas que por aqui tenho. Com algum lamento meu de o fabricantes fazerem hoje quase tudo igual entre si, com pouca criatividade e inovação.


Nota fotográfica adicional: em calhando, também faço fotografias quadradas.

By me

Sem comentários: