sábado, 18 de junho de 2016

Uma data especial



Só para que conste: a próxima segunda-feira será especial.
Acontece coincidir a Lua Cheia com o Solstício de Verão, coisa rara.
Sabemos ser a Lua o acontecimento que mais facilmente permitiu criar calendários, para além do dia naturalmente.
Os quartos de lua, ou as suas fases, têm sete dias, o que está na origem das semanas. E o mês lunar, como não poderia deixar de ser, tem 28 dias. Países há no mundo que gerem o tempo pelos ciclos lunares. Formal ou tradicionalmente.
Já o Solstício, que não depende de termos um satélite mas de sermos um satélite, é também constatado em tudo quanto é lugar no planeta. De meio para um lado como o dia mais longo (de verão), de meio para o outro lado como o dia mais curto (de Inverno).
Estes – os solstícios – junto com os equinócios, são as datas que se celebram há mais tempo, bem mais que a invenção da escrita, bem mais que as civilizações das quais temos testemunhos importantes.
E são de tal forma importantes estas datas que em alguns países é o equinócio da primavera que assinala o início do ano, não uma data arbitrária como o primeiro de Janeiro.
Se prestássemos um pouco mais de atenção ao universo em que nos inserimos e um pouco menos às lutas fúteis e efémeras do desporto, da religião, da posse da terra, do poder inútil de quem manda em quem…

Talvez fossemos um pouco mais felizes!

By me

Sem comentários: