quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Comprei um livro



Nada tem isto de extraordinário. É coisa que faço com frequência e em muito maior quantidade do que sou capaz de ler.
Mas este é especial.
Para já, é o segundo que compro sobre este fotógrafo. Trata-se de Charles Lutwidge Dodgson, por todos conhecido como Lewis Caroll. E se à maioria das pessoas este nome pouco dirá sobre fotografia se referir literatura e uma obra que a todos tocou, em livro, em animação, em cinema, então saberão quem foi: “Alice no país das maravilhas”.
O segundo motivo por esta compra ter sido excepcional foi que se tratou do meu regresso a uma livraria pela qual tenho um carinho especial: a Trama.
O sucesso comercial de uma livraria pequena mas gerida por quem tem amor pelos livros é, nos tempos que correm, de duvidoso futuro. Mas para aqueles que gostam de livros (lê-los, ofertá-los, deles falar), este espaço é especial. Mais, para quem se interesse sobre fotografia, certamente que lá irá encontrar alguns títulos interessantes. E, se não os tiver, arranjam-nos.
Foi o caso, há um ano, que me foram desencantar, já nem sei onde, o “Photographic seeing”, de Andreias Feininger, obra que procurei para a minha “biblioteca” por mais de vinte e cinco anos, que o dono do exemplar que li então nunca quis vender-mo, dar-mo, emprestadar-mo, esquecer-se dele em minha casa, deixar que lho roubasse… A troco de uns euros (poucos) realizaram-me um sonho antigo!
A Livraria Trama recomenda-se, contra ventos, marés e centros comerciais.
E fica ali, na Rua Filipe Neri, ali ao Largo do Rato.
Aqui mesmo, onde a seta aponta. Visitem-na e pago um almoço a quem de tal se arrepender!

Texto e imagem: by me

Sem comentários: