sábado, 16 de agosto de 2008

Telelé e volante


Foi noticia há uns dias no jornal “El periodico” da Catalunha:
Nos primeiros seis meses deste ano foram multados mais de 12.000 automobilistas em Barcelona pelo uso de telemóvel durante a condução.
Foi uma diminuição de alguns poucos pontos percentuais em relação ao ano anterior mas, mesmo assim, um valor extraordinariamente elevado que o município e restantes autoridades catalãs querem fazer baixar a todo o custo.
Há que esclarecer, em acréscimo, que este tipo de infracção se estende ao uso de qualquer sistema de telefonia sem fios que implique o uso de mãos, como será o caso do já velhinhos CB’s (Banda do Cidadão), que costumamos ver nos táxis e noutros veículos para contactos com centrais de tráfego.

Ora sendo verdade que, por cá, também isto é uma infracção ao código da estrada e que muito raramente vemos ou sabemos de alguém multado por tal, bem que gostaria de não continuar a ouvir falar em “Caça às multas” e afins. Por que se há coisa fácil de fazer é ver gente em condução com a mãozinha esclarecedoramente encostada à orelha, falando com quem ali não está e fazendo manobras assustadoramente incríveis com a mão que sobra.
Resta acrescentar que é francamente mais barato um sistema de mãos livres, com ou sem fio que uma multa ou mesmo o pagamento de danos por acidente. Para já não falar no custo moral de acidentes fatais.
E já que se fala no uso de telemóveis na via pública, que tal uma campanha para sensibilizar também os peões para que, ao usarem o aparelhinho, olhem para onde vão, evitando os confrontos, peito com peito, com outros utentes ou o atravessamento inconsciente das faixas de rodagem?
Que, goste-se ou não, o uso do telemóvel em andamento é quase o mesmo que tirar uma senha de vez para um cemitério próximo!

Sem comentários: