sábado, 9 de agosto de 2008

Delete or Format


Teólogos, sacerdotes e crentes no seu geral vão afirmando em uníssono: “ Se te portares bem será recompensado, se te portares mal serás castigado!”
Se por deus, deuses ou numa outra encarnação, isso já é uma outra coisa, dependendo da época, local e fé!
Mas a ideia é sempre a mesma: Liberdade ou livre arbítrio nos actos e pensamentos. E, intimamente ligada, a consequente responsabilidade.
Este conceito, que só posso aplaudir na sua essência, tem vindo a ser modificado com o passar dos tempos. Gradual mas firmemente, a liberdade nas decisões e consequente responsabilidade tem vindo a ser diminuída, trocadas que têm sido pela imposição real ou impedimento físico aos actos de cada um. Aos pensamentos, supostamente livres, vão sendo aplicados condicionalismos subtis, discretos na sua imposição mas eficazes na sua consequência.
Um dos exemplos acabados das imposições ou impedimentos que substituem o livre arbítrio ou a liberdade de agir encontra-se agora ou para breve na CP.
No lugar da tradicional compra de bilhete ou título de transporte, com a consequente verificação a bordo, surge agora o impedimento físico no aceder à plataforma e carruagens a quem não os possuir.
A responsabilização – tranquilidade para quem o adquiriu e fuga ao “pica” e eventual multa de quem não o tem e é apanhado – terminou! Agora é fisicamente impossível viajar de borla! A decisão de quebrar as regras e arcar com as consequências, neste caso, passou ao campo das impossibilidades.
Quando, um dia, nos for de todo em todo impossibilitado o fazer o que quer que seja que saia das normas, regras ou leis, aí deixaremos ser humanos, para não passarmos de robots de carne e osso, bem programados!
E, nessa altura, em caso de fuga, de rebeldia, de “Sistem Failiure” nada como a tecla “Delete”. Ou, em alternativa, um “Sistem Reinstal” num qualquer campo de arame farpado e electrificado!


Texto e imagem: by me

Sem comentários: