segunda-feira, 7 de março de 2016

Efeméride



Todos os dias são dias especiais. Motivos de celebração.
Há quem pense ou comente: “Mais UM dia!”. Presumo que de labuta ou de vida.
A isto costumo contra-pôr: “Menos UM dia!” Até ao Natal ou às férias, fica à escolha.
Para alguns, não se trata de mais ou menos um, mas tão UM dia, que merece ser vivido ou celebrado como se de único se tratasse.
Encontramos ainda os que fazem de cada dia ou de alguns dias o fim de um ciclo. E contam-nos. Ele é fim-de-semana, ele é o dia da semana, ele é a passagem de ano, ele é o aniversário…
A segunda-feira é geralmente amaldiçoada, enquanto que o domingo é santificado; celebramos a passagem de ano de acordo com o calendário gregoriano e esquecemos os ano-novo chinês, hebraico, iraniano…
Celebramos os aniversários dos nascimentos, das mortes, dos casamentos, das fundações nacionais, das alterações sociais…
E temos ainda as celebrações sobrepostas ou quase, como a que se aproxima: a Páscoa. Sendo, pensamos nós, uma celebração cristã, também o é na história hebraica, dependendo da posição da lua em torno do sol. Mas a apropriação da data depende igualmente da posição da terra em torno do sol, o solstício da primavera, que também marca o início do ano no calendário tradicional iraniano.

Quando pensarmos que estamos ou queremos celebrar uma data, talvez não seja mau de todo considerar a arbitrariedade da contagem de tempo, as ditaduras dos calendários políticos e religiosos, bem como a nossa própria efemeridade.

Para todos aqueles que hoje, por este ou aquele motivo, celebram uma efeméride, os meus parabéns. Bem como uma nota importante a não esquecer: hoje é a primeira segunda-feira desta semana.

By me 

Sem comentários: