sábado, 19 de março de 2016

Celebração



Só para que conste:
O dia de amanhã é um dos mais importantes do ano. Em todo o mundo.
Às quatro e pouco da madrugada (hora de Portugal) acontece o Equinócio. Da Primavera no hemisfério Norte, do Outono no hemisfério Sul.
Dizemos que é a mudança de estação. Mas é também aquele dia em que a quantidade de horas de luz solar é igual às de noite.
E este dia é de tal modo importante que já os antigos, os muito, muito, muito antigos o celebravam. Chegando mesmo a construir monumentos em sua honra. Imagine-se o esforço que implicava o transportar várias pedras de muitas toneladas sem mesmo conhecerem a roda para tal.
Se bem que hoje poucos sejam os que celebram esta data, que a Páscoa e a mudança de hora parecem ser bem mais importantes na efemeridade do Homem, as culturas ligadas aos vetustos Druidas ainda lhe dão o seu verdadeiro valor.
E, no calendário Iraniano, o Equinócio da Primavera marca o início do novo ano, tal como nós o fazemos com o primeiro de Janeiro.

Acredito que tudo isto seja, para si, de pouco valor. Afinal, que importância pode ter algo que sempre aconteceu e que irá continuar a acontecer até ao final dos tempos?

Exactamente por isso, e porque todo o fim dá origem a outro início, sugiro que hoje se despeça do Inverno e amanhã saúde a chegada da Primavera.

By me 

Sem comentários: