sexta-feira, 10 de abril de 2015

Propagandas





Confesso que não queria falar disto.
Cada um deverá ficar com os actos que pratica, assumindo por inteiro as suas responsabilidades.
Mas esta questão já me anda a encher o olho há tempo demais, em demasiados locais e por demais ostensivo para que não o refira.

Na imagem está parte de um cartaz de propaganda política. Para ser mais rigoroso, um cartaz de uma organização política, promovendo-se e às suas ideias.
Até aqui nada demais.
Aquilo que me incomoda, que me faz ficar realmente chateado, é o que nele está escrito. Ou melhor: de que forma está escrito.
Pertencendo a uma dada organização política, usa como palavra-chave a palavra “podemos”, que entrou no panorama político partidário com uma autonomia especial, referindo um movimento. A bem dizer, dois movimentos: o surgido em Espanha e que surpreendeu tudo e todos com o seu sucesso eleitoral e o seu congénere português, agora emergente.
De uma forma ou de outra, está o movimento político que distribuiu cartazes destes por toda a cidade de Lisboa a usar um termo ou nome que não lhe pertence, numa verdadeira colagem.
E isto é tão verdade que na frase aqui escrita a própria palavra “podemos” está grafada com caracteres ligeiramente maiores que as restantes. Não muito mas o suficiente para que da frase composta essa seja a de maior relevo.

Não pertenço a nenhuma organização partidária, pelo que a questão não me toca no sentido de “este é um concorrente ou adversário”.
Mas estes jogos subliminares desagradam-me profundamente.
E mais ainda quanto o eu já ter visto alguns activistas do movimento que assina o cartaz a terem atitudes pouco correctas e açambarcadoras em movimentações e manifestações de rua, bem como em reuniões e encontros de ideias.
Poderei até concordar com algumas das ideias programáticas deste movimento. Mas as suas práticas fazem com que o queira bem longe de mim e, de preferência, dos meus concidadãos.
Porque não refiro explicitamente o movimento que agora critico?
Deixo ao cuidado de cada um a sua identificação e o tirarem as conclusões que entenderem. 

By me

Sem comentários: