sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sobre uma fotografia, a sua veracidade e o contexto em que é exibida







Esta fotografia foi publicada hoje, sexta-feira, no jornal “Diário de Notícias”, na sua versão on-line.

Surge na sua página de entrada, está identificada como “ Basílica de São Pedro, em Roma – fotografia © Reuters” e acompanha um artigo assinado por A.C.M.



A fotografia é realmente interessante.

Mostra-nos a cúpula da Basílica de São Pedro, bem como a torre de uma outra igreja cujo nome não conheço, e é uma perspectiva por demais conhecida, fácil de identificar.

O eclipse solar parcial que se vê torna-a ainda mais interessante.

Por um lado, ajuda-nos a localizar no tempo, já que foi recente o eclipse.

Por outro, agrada-me a pseudo-penumbra nos edifícios. Quem quer que tenha estado na rua nesse dia sabe que a luz solar era muito mais intensa que a que aqui podemos deduzir. No entanto, esta ligeira sub-exposição sugere-nos a falta de luz provocada (eventualmente) pelo eclipse. O próprio cinzento do céu ajuda a isso.

Gosto da imagem, já que me fala, subjectivamente, de um ponto no tempo e no espaço. Gosto da fotografia.



Há, no entanto, um aspecto que me incomoda de sobremaneira: as sombras.

Olhando com atenção para elas e relacionando-as com a posição do sol, parece-me impossível que ele as provocasse desta forma. Apesar de estar identificada a sua origem, Reuters, acredito que se trate de um embuste ou, se preferirem, de uma falsificação fotográfica. Mais uma na imprensa.



Mas o que a torna ainda mais interessante é o contexto em que nos é apresentada.

O artigo que ela lustra refere a dificuldade do Vaticano em creditar o nomeado francês como embaixador neste estado, alegadamente por se assumir como homossexual.

O artigo, depois de nos contar alguns aspectos históricos recentes da nomeação e da política, termina com um parágrafo esclarecedor: “A igreja católica não condena as orientações homossexuais e o próprio Papa Francisco já criticou, em julho de 2013 no regresso da viagem do Brasil, actos de discriminação contra homossexuais. O que é condenado é a prática de actos homossexuais.”



Pergunto-me que motivos levaram a escolher esta imagem para este artigo.

Não sei se foi escolha do editor fotográfico do jornal português, se foi escolha de quem assina o artigo ou se seria a imagem que, eventualmente, acompanharia o artigo na sua versão original, já que deve ter sido retirado ou adaptado o seu conteúdo de uma agência noticiosa ou de um outro jornal, italiano ou francês.

Há milhares, muitos, de fotografias do Vaticano e da Basílica de São Pedro.

Esta, acompanhando o título do artigo (Vaticano tarda a creditar novo embaixador francês que é gay) não resulta de uma escolha inocente ou inconsequente.

By me

Sem comentários: