terça-feira, 9 de julho de 2013

Saberes



Converso com um fulano aqui do prédio, um pedaço mais velho que eu.
E queixa-se-me ele de uma viagem que fez de carro, este fim de semana, que o ar condicionado estava avariado e foi um tormento.
Caramba!
Será que ninguém sabe (e eu até nem fiz tropa) porque é que os velhos cantis de plástico, ou mesmo de vidro (no campo) estavam forrados de feltro ou outro tecido denso mas não impermeável? Não era apenas para evitar que se quebrassem ou fizessem ruído no mato.
Que o feltro ou outro tecido, se encharcado em água, mantém a frescura no interior da vasilha. E se tratar de uma viatura em movimento, encharcado e pendurado da janela que não esteja ao sol ajuda a arrefecer o líquido.
Tal como o arrefecer as mãos com água corrente ou numa selha durante uns minutos e não as secar que não ao ar livre.
Bolas! É bom sabermos e usarmos o que as tecnologias actuais são e nos proporcionam. Mas um pouco de conhecimento sobre o que os antigos tinham, que não dispunham sequer de electricidade, ajuda em casos extremos ou se quisermos poupar energia.

É por isso que as sociedades rurais, ou as ditas primitivas, valorizavam tanto os seus anciãos. Que o seu saber vinha à tona mesmo sem googles e afins, solucionando a maioria das situações. 

By me

Sem comentários: