sexta-feira, 12 de julho de 2013

Modas e bluffs



Estão na moda. Pelo menos penso que sim.
Que todos os que fazem questão de ser “in” e de estar na moda usam um. E quase que olham de lado quem usa um velho e clássico bloco de notas, daqueles “castelo” ou “cavalinho” ou mesmo sem marca.
Acontece que, um dia destes, se me acabou o que trazia no bolso. E, em indo em busca de um no meu bairro, já só encontrei, do tamanho que queria, destes da moda. Que, e segundo um comentário meio desdenhoso de uma colega, uns dias depois, nem sequer é de marca, nada mais sendo que um “ranhoso”, comprado num supermercado. E foi mesmo.
No entanto, reconheço, tem vantagens: as páginas não se dobram à toa, tem uma fitinha que permite chegar à página em uso…
Mas, sendo certo que não gosto de alinhar em modas, assim que vir dos que gosto, irei substitui-lo.
Pelo menos, era essa a minha ideia até há pouco. Agora… já não sei!

Subia eu uma rua, entre o Marquês e a Estrela. O Jardim continua a ser local predilecto. Num cruzamento, um belo de um carro, bem paradinho da silva na passagem de peões. Semaforizada.
Esperei p’lo verde, contornei-o e abordei quem estava sentado no lugar do condutor: uma senhora, na casa dos quarentas.
Levei a mão à pala do boné e iniciei o meu bluff do costume: disse-lhe que não podia ali estar ali parada, que era zona de peões.
Ouvi uma resposta original: “é apenas temporário!”.
Insisti, que havia que retirar a viatura daquele local e ela encolheu os ombros.
E eu continuei com o meu número de teatro: passei para a frente do carrito e rapei do meu livrinho de capa preta e da caneta.
Como que num passe de mágica, ela ligou o carro, fez o regulamentar pisca e zarpou, não sei para onde.
Nunca tinha visto uma reacção tão rápida. Mas também nunca tinha usado deste livrinho de capa preta e na moda para fazer de conta que anoto os dados do carro, hora e local para mais tarde mandar a multa.


Mesmo que passe a usar os blocos da minha preferência, acho que vou manter o livrinho no bolso.

By me

Sem comentários: