quinta-feira, 18 de julho de 2013

Aprendizagens

Há muitos anos, e por motivos que aqui não adianta explicitar, tive que arrombar uma porta. Não havia como a transpor e quem tinha poder para tal pediu-me que o fizesse.
Experiência nova p’ra mim, decidi fazer como nos filmes: entesei os músculos, ombro e braço, e atirei-me todo inteiro contra o obstáculo. Com toda a força. E, com quase a mesma força fui ignobilmente devolvido à procedência. Quase como que uma bola de borracha atirada contra uma parede. E enquanto a porta ficou a rir-se p’ra mim, já o mesmo se não pode dizer do ombro, que durante dias chorou o eu querer fazer como nos filmes.
Claro que teimosia é o meu nome do meio e resolvi aplicar outra técnica, também aprendida nos filmes. Desta feita, e em vez dos policiais, recorri aos de artes marciais: patada na madeira. Tive que usar de três ou quatro, mas levei a minha avante: a porta rachou de alto a baixo, mesmo que a fechadura me tenha ignorado heroicamente.
Temos que reconhecer que as portas são sólidas, quando não não se justificaria a sua existência. Bem mais sólidas que costelas e externos de alguns “armários” armados em parvos. E, nestes casos, ombro e braço funcionam perfeitamente. Foi o caso!
Por vezes, em querendo sair do comboio a meio do seu trajecto para mudar de composição, há sempre algum espertinho que, com a ânsia de querer entrar e encontrar lugar sentado, nem deixa espaço p’ra que se saia. Excepto se for eu.
Reteso os músculos, dobro o braço direito e uso de uma técnica que, não sabendo se descrita algures, funciona: avanço com força, querendo parar uns bons cinquenta centímetros p’ra lá do peito do meu oponente. Funciona. Garantido que funciona!
Chega-se ele p’ra trás, e chegam-se os demais espertinhos, que não entendem que se não deixarem sair não terão espaço p’ra entrarem.
Bonito ou pacífico? Nem uma nem outra coisa. Mas que é funcional, lá isso é!

E, sendo certo que há dias em que uso o mesmo comboio e faço transbordo na mesma estação, já há p’lo menos dois desses exemplares da espécie humana que reconheço e que se afastam p’ra deixar passar.

By me 

Sem comentários: