segunda-feira, 29 de julho de 2013

Afectos e desafectos



Ao grande chamam-lhe “Ecoambiente”. Está lá escrito e quem sou eu para duvidar. Acredito, até, que o nome tenha surgido do facto de os seus potentes motores de aspiração ecoarem nas paredes dos bairros de ambiente pacato onde actuam.
Aos pequenos conheço-os por “Almeidas”. Não tenho dados que confirmem a origem do nome, mas a versão que mais tenho ouvido prende-se com terem sido originais dessa vila os que, por muito tempo, cumpriam a função de varrerem as ruas da capital.
Será fácil de entender o porquê da minha simpatia p’los pequenos em desfavor dos grandes.
Não apenas porque fazem com que haja mais gente a trabalhar, não apenas porque fazem selecção do que vão encontrando p’las ruas, nalguns casos fazendo chegar a quem de direito o que foi perdido, não apenas porque chegam com as suas vassoiras a recantos onde as máquinas não alcançam.

Mas, principalmente, p’la aversão que tenho por quem ou o quê que me retire da cama como barulhos ensurdecedores bem por baixo da minha janela quando ainda tenho o sono por completar.

By me 

Sem comentários: