sexta-feira, 19 de julho de 2013

Na passadeira



O sinal estava lá. Aliás, os sinais estavam lá, como a imagem demonstra.
Tal como, no chão, a correspondente zebra, se bem que já um nico apagada p’lo uso e tempo.
O meu trajecto, meio contemplativo, meio meditativo, incluía o cruzar a rua naquele ponto. Sem pressas.
Quando cheguei à beira, fiz como se faz sempre, nestas circunstâncias: mesmo tendo prioridade, tratei de olhar, não fora vir lá um, ou demasiado perto ou demasiado rápido. Bom-senso, nada mais.
Vinha, a curta distância uma scooter. Uns setenta a oitenta metros atrás, um carro. Ambos em velocidade simpática.
Preferi dar um passo atrás e acenar ao motociclista para que passasse. Afinal, sempre me seria mais fácil eu esperar três ou quatro segundos que obriga-lo, por via da minha prioridade, a parar. O que me pareceu ser um rapaz, sentado na scooter, acenou-me com a cabeça e seguiu. Nada de especial neste jogo do passas-tu-passo-eu de uma cidade.
O que não foi nada natural foi o carro, que vinha devagar e bem mais atrás, ter acelerado, a fundo, para que pudesse passar antes que eu avançasse. A tal ponto que, se eu tivesse decidido atravessar, seria passado a ferro.
A dondoca, de cabelo loiro armado e pintado, nem olhou p’ro lado, nem um aceno de agradecimento. A rua estava ocupada por ela, p’lo que lhe pertencia. E saiam-lhe da frente.
Que poderia eu fazer, além de evitar um bilhete, gratuito, p’ro hospital mais próximo? Bem, talvez dar uso a uns convidativos calhaus da calçada, que ali estavam soltos, para lhe alterar a geometria do carro.
Mas daria muito trabalho, estava muito calor, e as discussões que se lhe seguiriam não estriam em consonância com os pensamentos que trazia. Que, de qualquer forma, se esboroaram com o episódio.

Anotei, no meu caderninho, a marca, a cor e a matricula. Talvez que, antes de o acabar e guardar com os demais em casa, me cruze com a viatura. Em condições de menor risco p’ra mim, mas não tanto p’ra pintura.

By me 

Sem comentários: