quinta-feira, 25 de julho de 2013

Perspectivas



A minha carreira já vai longa. Não está perto do fim, mas já vai longa.
Ao longo dela tive a oportunidade de lidar de perto com uma enorme variedade de gente, desde aqueles a quem chamam de “mais humildes” aos apelidados de “mais ilustres”.
Clérigos, políticos, gente das artes e das letras, da ciência e do pensamento, gente que toda a vida foi e quis ser publica e notória, gente que o foi por um acaso ou por muito esforço.
De toda essa gente, de todos esses momentos, um há que não esquecerei aconteça o que acontecer. Um momento em que me senti pequenino, mas pequenino como só naquelas circunstâncias se pode sentir.
Em frente da minha objectiva e ao mesmo tempo tive Sebastião Salgado, José Saramago e Chico Buarque de Hollanda.
Três grandes, três muito grandes do seu tempo (que também é o meu) três grandes que o são ou foram por aquilo que fizeram e deixaram aos seus semelhantes: os seres humanos.
É difícil encontrar um trio de gente maior. E é difícil ter mais orgulho que eu nesse momento de uma hora de emissão.
Desse momento não tenho documentos. Tenho uma cassete, já salvaguardada para suporte digital, com a emissão, mas nada que ateste o eu lá ter estado. Aliás, nem sequer é importante para mais ninguém. Nem fotografias, nem vídeo, nem áudio, nada. Que, aliás, para além da minha memória, que interesse poderia ter? Perante uma qualquer imagem em que eu tivesse tido o arrojo de aparecer junto com eles, qualquer um perguntaria “Quem será aquele que ali se misturou?”

Hoje oiço alguém dizer que terá que aproveitar o próximo domingo para fazer uma fotografia com “Fulano”. Que será a última oportunidade antes de férias e, depois da reentrée, quem sabe se poderá haver outra oportunidade.
“Fulano” é alguém do mundo da política, bem-dito por uns, amaldiçoado por outros, como é normal nesse mundo.


Realmente, essa pessoa que ouvi falar e eu mesmo frequentamos galáxias diferentes.

By me 

Sem comentários: