quarta-feira, 13 de maio de 2015

Questões de ética



A propósito do vídeo que está na ordem do dia, gostava de alertar para um aspecto:
É que tenho para mim que foi grave a pancadaria que aquele rapaz levou (note-se que foram só raparigas que bateram, apesar de estarem mais rapazes na sala).
Mas também tenho para mim que bem mais grave que isso é o facto de o vídeo ter sido feito.
Não se aprende, nem em ambiente familiar nem em ambiente escolar, quais os limites da captação ou divulgação de imagens.
Ainda crianças, aprendem o como captar. Câmara ou telemóvel.
Ainda pequenas, aprendem o como divulgar nas redes sociais ou, se interditas, de um telemóvel para outro.
Mas também aprendem, e com igual facilidade, que quanto mais chocante for o que mostram mais facilmente se afirmam no grupo a que pertencem. E sabemos como os jovens procuram um lugar de destaque no grupo.
Aquilo que não aprendem, porque não têm onde ou com quem, é o que pode acontecer com essas imagens. É onde está a fronteira ética entre a afirmação no grupo e a invasão ou devassa da vida alheia.
E não espanta essa dificuldade em definir fronteiras: os próprios profissionais da produção de imagem técnica (imprensa, tv) parecem não as conhecer, muitas vezes.
Mesmo em ambiente doméstico, é agora moda a “fotografia de rua”, em que a arte de bem ver e fotografar se confunde com o voyerismo fotográfico.
Sem referências na sociedade em geral, sem referências em ambiente escolar, sem referências em ambiente familiar, com a competição entre iguais e a eventual popularidade obtida com a divulgação nas redes, não é de espantar que o vídeo exista.
É mas é de lamentar que quem o fez nunca tenha aprendido limites.

A pancadaria entre jovens sempre existiu. Estou em crer que todos ou quase passaram por ela.
Os códigos e convenções sociais estão agora – e ainda bem – a condená-la e tentar que diminua ou mesmo termine.
Sugiro que quem de direito – todos nós – se debruce sobre a questão de o buling e a violência não se confinar a murros e bofetadas e que a imagem sem limites éticos é tão ou mais perigosa que um punho em cheio num nariz.


Fica o recado sobre os vídeos e fotografias feitos pelos jovens e, de caminho, uma “colher de chá” sobre o mesmo para os pais dos jovens, que andam de câmara em punho, disparando sobre tudo o que mexe, seja ou não ético fazê-lo.

By me 

Sem comentários: