segunda-feira, 18 de maio de 2015

Gargalhadas





É isto que me assusta na actual evolução da sociedade. Melhor, na forma como alguns impõem a evolução da sociedade.

De acordo com um artigo publicado hoje num jornal português, mas que já é velho de alguns dias nos jornais internacionais, a Dinamarca pretende extinguir o uso de notas e moedas, passando todos os pagamentos a serem efectuados com recurso a meios electrónicos: cartões e smartphones.

Porque é que me assusta?
Por dois motivos, qual deles o mais sério!
Por um lado, os pagamentos efectuados por estes meios ficam registados nas respectivas empresas gestoras. Não me apetece que entidades privadas (ou públicas) fiquem com os registos do que faço na vida. A minha vida privada é privada e faço questão disso.
Por outro porque essas mesmas entidades privadas – bancos e gestores de créditos e sistemas electrónicos – ficam com o total domínio do que acontece na sociedade. Não faz sentido, de forma alguma, que alguém tenha que ter um contrato com um banco ou equivalente para fazer coisas privadas como comprar pão, consultar um médico, ler um livro ou deslocar-se.

George Orwell deve estar a rir-se que nem um perdido, lá onde quer que esteja.
Já agora, Mao, Hitler, Stalin, Salazar e Pol Pot também se devem estar a rir.  

By me

Sem comentários: