segunda-feira, 14 de julho de 2014

Negro



É daquelas que me deixa meio furioso, meio triste:
Em vendo uma fotografia minha, perguntarem-me logo que editor usei, se Photoshop, se Gimp, se qual.
Esquecem-se estas pessoas que “Fotografia é tudo aquilo que medeia entre o ver algo e o exibir esse mesmo algo”.
Se “ao ver algo”, souber com exactidão aquilo que quero mostrar, usarei de todas as ferramentas possíveis. Por vezes um montão de editores, outras nenhum, que conheço e domino a ferramenta que tenho na mão e a que chamo de câmara.
Por vezes é saber onde medir, por vezes é dar meio pontinho acima ou abaixo, por vezes é escancarar o diafragma, por vezes é fechá-lo ao limite, por vezes é sombrear algo, por vezes é iluminar algo, por vezes é apenas esperar que as condições se reúnam…

Usando uma frase velha, “Se eu souber o porquê sei o como!”


Só mesmo para que conste, nenhuma das cinco fotografias feitas e exibidas hoje, incluindo esta, foi objecto de edição excepto nalgum ajuste de proporção altura/largura, que a minha câmara fotografa num formato que não me agrada a 100%.

By me 

Sem comentários: