sábado, 20 de agosto de 2011

Pequenos truques



Fim de férias.
Duas exposições de fotografia vistas ao cair da tarde e, depois de jantar, uma noite de cinema ao ar livre na baixa.
Um desafio fotográfico pelo caminho: como registar aquilo? O público está na escuridão quase completa, os níveis de luz da tela não se equilibram com os prédios… Nada como recorrer a alguns truques de algibeira, melhor dizendo, de mochila.
Flash na câmara (não gosto muito desta luz, mas é a possível), com o seu feixe de luz o mais concentrado possível. A sua cabeça apontada uns 30º para cima, por forma a que não ilumine em demasia o que está por perto, mas faça chegar alguma luz lá ao fundo.
A objectiva não é particularmente luminosa (uns meros f/3,5), pelo que há que subir a sensibilidade de modo a que a tela tenha níveis aceitáveis. E ficamos com quase meio segundo de exposição. Vai ficar tremida! Não vai não, que da mochila sai a velhinha corrente de autoclismo a fazer de tripé ao contrário (http://spotmeter98.blogspot.com/2010/02/wc-chain.html ).
E foi o melhor que consegui fazer! Entre a banda de metais que actuou junto à tela e a projecção do filme que se lhe seguiu.
E agora digam lá se não fui um herói: ainda consegui aguentar pouco mais de uma hora, de pé, a assistir a um filme sueco (legendado), meio humorístico, meio dramático, e que se inspirou no ritmo de montagem de Manoel de Oliveira. Bom de ver, mas não de pé!

Sugestões para o fim de Agosto:
Aqui a programação - http://www.egeac.pt/
Aqui uma das exposições, que recomendo vivamente - http://pickpocketgallery.com/pt/


By me

Sem comentários: