sábado, 27 de agosto de 2011

3 Rs



É daquelas coisas que não me tira nem um pouco o sono: o ficarem a olhar para mim com ar surpreso quando peço algo de “muito estranho”.
Foi o que aconteceu hoje mesmo, na loja de electrónica de consumo aqui do bairro.
Entrei e pedi duas cassetes VHS. As duas mocinhas olharam uma para a outra, depois para mim com o que parecia ser quatro faróis de nevoeiro e uma delas responde:
“Acho que ainda temos qualquer coisa no armazém, mas olhe que já é o refugo. Não quer antes levar uns DVDs?”
Bem, se eu quisesse DVDs, teria sido isso que pediria. Mas o que eu queria mesmo eram as cassetes, pelo que o confirmei. E acrescentei:
“Sabe, enquanto o meu aparelho estiver a funcionar e a fazer tudo o que espero dele, continuarei a usá-lo. O VHS é para certas coisas, o DVD para outras. E espero que os gravadores de VHS ainda me durem uns tempos valentes, que ainda não acabei de digitalizar toda a minha videoteca, mais de quatro mil títulos em VHS. Estas são para ir gravando umas coisitas soltas, sem importância. E vão-me durar um ano, bem medido. Importa-se que as compre?”
Acrescento eu, agora, que ser consumidor atento me dá algumas prerrogativas. Não sobre os outros, mas sobre aquilo que faço e consumo, seguindo as minhas necessidades e não as que são ditadas pelas modas, tecnológicas ou não.
Este que aqui vedes já está fora de uso. Fui buscá-lo à arrecadação para não desmontar os que tenho em serviço. É que mesmo o que já não está em uso pode ter uso, nem que seja “só p’ró boneco”. E eu sabia, quando o guardei, que ainda seria útil.
Redução, Re-utilização, Reciclagem, os três “Rs” que se impõem.

Texto e imagem: by me

1 comentário:

Anónimo disse...

Se precisares K7s VHS, ainda tenho algumas embaladas...

Bispo