terça-feira, 23 de agosto de 2011

A batalha geométrica



Dispuseram-se os soldados em Quadrado, e ficaram à espera do inimigo.
… Apareceu o inimigo e vinha formado em Losango, com o bico para a frente apontado para um lado do Quadrado.
… E o bico de trás vinha apontado para trás.

… Então o comandante do exército que estava em Quadrado disse: “Ai se eles vêm em Losango, com o bico para a frente? É preciso não os deixar abrir o bico!”
Chamou o seu Estado Maior e perguntou: “Vocês é que são o Estado Maior?” O Estado Maior respondeu: "Somos o Maior que temos. Não é muito grande, mas isto anda mau!”

O comandante mandou então avançar os pontas-de-lança, recomendando que os extremos ficassem colados às linhas.
…E para que não se desfizesse o Quadrado, mandou colocar bandeirolas nos cantos.
…E traçou então a bissectriz dos ataques.
… E recomendou às tropas: “Não os deixem entrar para dentro do Quadrado. Se eles entram para dentro do Quadrado, é um problema bicudo!”

… Ao mesmo tempo, o comandante do exército inimigo falava aos seus soldados: “O que era bom, era se a gente conseguisse entrar lá para dentro do Quadrado deles. Mas como é que há-de ser?...”
… Avançou um oficial e disse: “O melhor era entrar por cima.”
Mas não sabiam como é que haviam de entrar por cima.

Assim, ficaram os dois exércitos parados, um em Quadrado, outro em Losango, cada um à espera que o outro tomasse a iniciativa do ataque.
… Passou-se a noite e dormiram assim, uns ressonando em Quadrado, outros sonhando em Losango, e pela manhã assim continuavam, preparando o pequeno-almoço, café e pão com manteiga – uns em Quadrado, outros em Losango.

… Então um jovem impetuoso saiu do seu Quadrado e perguntou ao comandante: “Então, não abrimos as hostilidades?”
“Nós não abrimos coisa nenhuma! Eles que abram, se quiserem!” – respondeu o comandante.
Ao mesmo tempo, no Losango, outro jovem impetuoso perguntava ao seu comandante: “Vamos a eles?” E o comandante respondia: “Eles que venham a nós…”

Passou-se uma semana e nem o Quadrado nem o Losango saíam das suas posições. Os combatentes estavam extenuados de tanto esperar.

… Então, na terra de ninguém, e apenas na presença dos enviados especiais dos órgão de comunicação social, efectuou-se um encontro entre os comandantes do Quadrado e do Losango.
“Como é que vai o seu Losango?”
“Firme! Dali não mexe! E o seu Quadrado?”
“Sólido! Ninguém o move!”

Já não se lembravam qual era o motivo da batalha, mas os ordenanças foram buscar os papeis.
… Então, depois de conferenciarem, os dois comandantes mandaram desfazer o Quadrado e o Losango, e que todos os soldados se sentassem num grande circulo.
“Vamos resolver isto numa mesa redonda!”


Texto: in “Pão com manteiga”, 1980, by Bernardo Brito e Cunha, Carlos Cruz, Eduarda Ferreira, José Duarte, Mário Zambujal, Orlando Neves
Imagem: by me

Sem comentários: