domingo, 6 de julho de 2008

Subversões


O jogo da vida é composto de vitórias e derrotas. E se estas, por vezes, são bem amargas, aquelas têm um sabor inigualável!
É que tenho para mim que um dos grandes erros civilizacionais é a existência de dinheiro. Essa coisa do valor equivalente e de ter que o ganhar ou merecer para subsistir, servindo ele, muitas vezes, como forma de afirmação social, é uma perversão terrível, levando muita gente a actos de desespero. Para já não falar na fome e na morte propriamente dita!
O ideal seria, numa abordagem muito primitiva, ou avançada se o preferirem, que cada um cumprisse o seu papel na sociedade e que, em necessitando de algo (bem ou serviço) se limitasse a ir busca-lo ou a usufrui-lo, sem ter que demonstrar, com o dinheiro, que a ele tem direito.
Claro está que teríamos que mudar muitas coisas, começando por muitas mentalidades. Mas, se não alimentarmos um sonho, ainda que classificável de utópico, então nem sei para que diabo andamos por cá!

Foi um destes dias, no Jardim da Estrela.
A fotografia foi feita e entregue, com alguma conversa e muita diversão antes e depois.
No final, uma delas, metendo a mão na sua bolsa, perguntou-me se poderia “pagar-me” com uns chocolates que tinha recebido numa sardinhada em que tinha estado.
Caramba! Bem por bem, serviço por serviço, sem se olhar ao eventual valor de cada um!
Aos poucos, podemos ir mudando a sociedade. Basta estarmos, sermos e agirmos!


Texto e imagem: by me

Sem comentários: