Há
uns anos conheci uma senhora que estudava fotografia.
Por
aquilo que vi dos seus trabalhos não seria alguém de deslumbrar um crítico ou
editor fotográfico, mas tinha qualidade. O tempo haveria de burilar o que fazia
e o seu olhar.
Encontrávamo-nos
ocasionalmente e, por entre os incitamentos que lhe fazia, perguntei-lhe para
que queira o curso. Tratava-se de uma já mãe de família, com uma situação
material estável.
Disse-me
que o seu desejo era poder ir fotografar lá longe, onde as pessoas sofrem com
fome e guerra e usar essas imagens para combater essas situações.
Meritória
vontade. Mas vã e ilusória.
Que
a fome e o sofrimento estão aqui, ao pé da porta, com os que não têm de comer,
com os que não têm como se tratar, com a violência doméstica, a excisão
feminina, a exclusão social… há muito para denunciar aqui ao pé da porta sem
ter que cruzar fronteiras.
Mas
vã e ilusória porque não passam essas imagens nos media convencionais. A menos
que as vítimas e os opressores estejam assim catalogados pelas potências económicas
e políticas, essas imagens só são acessíveis nos suportes alternativos que,
impressionantes e dramáticos, não dão de comer a quem as produz.
Em
caso de dúvidas, veja-se o que acontece com o Iraque, com a Faixa de Gaza, com
a Ucrânia, com a Birmânia.
Mas
também veja-se o que nos mostram (ou não) sobre a continuada prática de mutilação
genital feminina, mesmo em Portugal. Veja-se o que nos mostram (ou não) sobre
os lares de acolhimento de vítimas de violência doméstica. Veja-se o que nos
mostram (ou não) sobre o que acontece com o povo Machupe, na Patagónia.
Tentei explicar-lhe isto, sem lhe tirar o
entusiasmo do ofício e da missão a que se propunha.
Tempos
depois, soube que andava, por cá, a fotografar eventos de adultos e crianças.
Vendendo, à peça ou à colecção, aos intervenientes ou aos seus progenitores.
Os
media, esses, continuam subjugados aos interesses corporativos, aos custos dos
enviados especiais e ao que as agências noticiosas (agências quê?) divulgam e
fazem cair nas redacções.
By me
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