quarta-feira, 15 de maio de 2013

Caminhos




Já os conheço há mais de vinte anos. Estou mesmo em crer que os conheço ainda antes de se terem conhecido um ao outro.
A proximidade, a partilha de emprego e as razões que a razão desconhece fizeram com que fizessem votos “até que a morte os separe”.
Literalmente, pelo menos até ao momento.
Partilhamos a mesma linha ferroviária de e para o emprego comum. Pelo que, quando acontece termos o mesmo horário, desembarcamos na mesma estação e embarcamos no mesmo autocarro. E, nessa partilha que as circunstâncias impõem, há algo que é invariável. E particularmente bonito de ver.
Entre o e comboio e o autocarro e entre este e o portão da labuta, caminham sempre da mesma forma: ela à esquerda, ele à direita, ela com a sua carteira no ombro livre, ele com uma pasta na mão livre.
Que as mãos do lado de dentro estão sempre – leia-se sempre – dadas. Num enlace tanto mais raro quanto se partilham no casamento e no trabalho, no trabalho e no casamento. Todo o dia e noite. E, apesar disso, manterem-se de mão dada ao fim de tantos anos… Incomum de ver, na rotina sombria que vamos vivendo.
Lá, onde trabalhamos, muitos são os que os conhecem e que lhes dão a carinhosa alcunha de “…inhas”, já que têm o mesmo apelido de solteiros.
E não creio que alguém não lhes conheça esta ternurenta forma de viver.
Se apenas metade dos que por cá andam tivessem esta forma de viver…

By me

Sem comentários: