terça-feira, 14 de maio de 2013

Um olhar - Talvez "Bia"




Eu sei que tenho um nariz comprido, um olhar meio indiscreto e uma mente imaginativa. Mas também sou medianamente tímido, o que me tem impedido de fazer alguns retratos que até me teriam dado prazer.
Não foi o caso.
Vinha eu entretido no comboio, de regresso a casa, ao fim da tarde. Havia um texto que há dias me andava a bailar na cabeça e, quando embarquei, rapei do portátil e ataquei-o.
Na estação seguinte a composição encheu mesmo. A meu lado sentou-se uma mocinha que apenas p’lo rabo do olho me apercebi ser loira, esguia e vestida de branco. Eu ia bem entretido e não me apercebi de mais.
Mas senti-a a desembrulhar algo e abrir uma embalagem e a curiosidade venceu: desviei os olhos do ecrã e prestei um nico de atenção ao que acontecia.
E vi o que desembrulhava: esta boneca, loira, vestida de branco, esguia e amarrada a um poste ou semelhante.
Sorri p’ra dentro e não resisti à verbalização de um pensamento: “É um auto-retrato?”
Riu-se ela, meio por ter sido interpelada, meio p’lo conteúdo, e comentou que se tratava de uma figura de uma banda desenhada japonesa. E mostrou-ma.
Não tive dúvidas, numa inspecção atenta: era mesmo uma representação da mocinha, aceitasse-o ela ou não. E avancei:
“Perdoe-me a ousadia, mas… será que posso fazer uma fotografia dela e de si?”
Foi isto que consegui fazer, com a pouca luz existente, sentados lado a lado e com um menos que mínimo controlo de foco.
Feito o “troféu”, ainda houve tempo p’ra uns dedos de conversa, acabar eu o texto e tratar uma fotografia que publiquei, e ficar a saber que estuda artes, que é fã de BD, que gostaria de disso fazer carreira. E o seu nome, que mantenho p’ra mim.

Noutras circunstâncias de espaço, luz e tempo, e teria ficado com os olhos bem em evidência, que até que mereciam. Quedei-me, desta feita, por um retrato e o seu “fantasma”.
Não o temos todos?

By me

Sem comentários: