sexta-feira, 31 de maio de 2013

Embuste, é o termo que me vem à cabeça



Saio do comboio para transbordo num autocarro.
No entretanto, constato que duas mocinhas e um mocinho andam ás voltas com uma câmara de vídeo, um tripé e um micro, para uma situação clássica de operador, jornalista e entrevistado. Ou equivalente.
Olhando para as idades, para o equipamento, para a forma como lidavam com ele e como tinham no chão os respectivos sacos e mochilas, não tive qualquer dúvida: era um exercício prático de aprendizagem. E deduzi onde estariam a estudar.
Fiquei de parte a vê-los fazer. De algum modo, ver aquilo recordava-me, com saudade, os tempos em que eu mesmo orientava estes exercícios, quer presencialmente quer à posteriori. E fui sorrindo das dificuldades e da forma como as iam resolvendo. Mais ou menos bem.
Até que ouvi uma recomendação de uma para a outra que me caiu mal. Não fazia sentido algum. Mais: era asneira da grossa, ainda que nada ficasse em perigo que não o resultado do trabalho. E não me contive.
Abelhudo que sou, fui meter o nariz!
Identifiquei-me com o ofício e sugeri a alteração ao que se preparavam para fazer, justificando. Ficaram a olhar para mim com cara de espanto. De facto, nunca tinham ouvido falar naquilo.
Rimo-nos e puseram-no em prática, constatando os resultados como os certos. E afastei-me, dando-lhes o espaço de que necessitavam.
Novamente os vi a asneirarem. Da grossa e básica. E, se já tinha começado, continuei. Expliquei-lhes o erro, as consequências posteriores e como o evitar. De novo ficaram a olhar para mim, como se lhes estivesse a explicar a origem do universo. Completa novidade para eles. Fui mais longe e acrescentei mais uma ou duas dicas de como corrigir o que estavam a fazer. Coisas simples, mais que básicas. Mas que foram recebidas, uma vez mais, com total surpresa: nunca disso tinham ouvido ou sequer pensado.
Zarpei, rindo-me e desejando-lhes boa-sorte. Afinal, não podia chegar atrasado ao trabalho para que me pagam.
Mas, por dentro não ia a rir, bem pelo contrário!
Nada do que lhes havia dito era extraordinário. Bem básico, por sinal. Eles estudavam num curso superior, em que estes conhecimentos ou competências deveriam estar mais que sabidos em fins de Maio de um primeiro ano que fosse. Tanto no que toca a captação de per si como da edição posterior e de como acautelar as complicações ai surgidas devido a más captações.
Conceitos mais que básicos que nenhum aluno meu, em escola onde eu tivesse ou venha a leccionar, nesta altura do curso poderia ignorar. Impossível!
E fico furioso por estes jovens estarem assim a gastar dinheiro e tempo preciosos em formações incompletas e ineficazes. Com resultados que tenho vindo a constatar quando ingressam no mundo real do trabalho com as carências mais que gritantes.
De tudo isto, o que agrava a coisa é ser recorrente constatar esta falhas em jovens daquela instituição. Que tenho vindo a encontrar p’la cidade, nesta ou naquela situação pública.
Aquilo que não sei é se o problema está no ou nos professores que possuem se nos currículos das respectivas cadeiras.
Em qualquer dos casos, uma coisa eu garanto: se tivesse eu no papel de eventual empregador e se me surgisse gente a fazer os disparates e erros que tenho visto nestes e noutros jovens saídos destes cursos de vão de escada pagos em bons euros, ficariam de fora garantidamente.

Nestas últimas dezenas de anos tem-se defendido que a formação é vital para o desenvolvimento da sociedade. E, na sequência disso, surgiram montões de escolas que prometem formação. Intermédia ou superior.
Mas falta a fiscalização e real certificação da competência destas instituições. No seu início e enquanto estiverem no activo.

Que o pior roubo que podemos fazer é o desperdício de tempo!

By me

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