quinta-feira, 9 de maio de 2013

Detalhes




É esta fotografia importante? Provavelmente não!
É muito provável que poucos, dos milhares que passam diariamente na estação do Oriente, em Lisboa, se tenham apercebido que os cinzeiros/papeleiras foram recondicionados. Pintados no branco original, ainda sem mazelas de grafitys ou uso, quase que parecem saídos da fábrica.
Mas, convenhamos: quem presta atenção a estes detalhes do quotidiano? Quem se preocupa em ver, mais que olhar, aquilo que lhe está em frente do nariz todos os dias?
Poucos, diria eu. Menos ainda terão a tentação de fazer o registo de coisa tão banal. Fotográfico ou outro.
Que o que fica bem, o que enche o olho, o que mostra a perícia ou sentido estético é sempre o que está longe, o que é exótico, aquilo a que os outros não têm acesso.
A fotografia é, para uma grande maioria dos portadores de câmara fotográfica, uma de três coisas:
- Consequência de um acto de cobiça. Não podemos ter aquele rosto, aquele monumento, aquele pôr-do-sol, mas podemos ficar com o seu ícone, sob a forma de dígitos ou de cores esparramadas numa folha de papel;
- Demonstração perante terceiros de como foi bom estar ali, de como aquelas férias, ou festas, ou o que quer que seja o tornou especial;
- Demonstração perante terceiros de como se é perito no domínio da arte fotográfica, de como os mistérios da estética e da luz nos são familiares, de como somos melhores que os outros.

Dificilmente qualquer um destes factores acontece ao pé da porta, ao fundo na rua ou a propósito de um caixote de lixo para o qual ninguém olha. Muito dificilmente.
É esta fotografia importante? Provavelmente não!

By me

Sem comentários: