sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pesos e medidas




Foi há uns anitos. Estava eu no Jardim da Estrela com a minha câmara de madeira e no decurso do meu projecto “Oldfashion”, quando sou abordado por uma equipa de reportagem de vídeo: Um repórter de imagem com o “ferro” ao ombro, uma jovem com o micro na mão.
Queriam eles a minha opinião sobre os jardins de Lisboa, a incluir num novo canal televisivo on-line. Acedi. Não apenas porque tenho opinião e há que ouvir todas como a cumplicidade de funções levava a colaborar. Além do mais, as novas iniciativas de comunicação devem ser acarinhadas.
Foi grande o meu espanto quando, passados dias e em procurando o tal canal televisivo on-line, me apercebo que se tratava, na verdade, de campanha eleitoral de Pedro Santana Lopes para as eleições autárquicas. Candidatava-se ele à câmara de Lisboa.
Não gostei nem um nico, caramba! Por um lado porque me sonegaram o real objectivo da reportagem; por outro porque não gosto do candidato nem um pouco; por fim, nem sequer sou munícipe em Lisboa. Não gostei mesmo!
Pedindo a opinião a este e àquele, sabedores destas questões, acabei por apresentar uma queixa  por via electrónica junto de vários organismos: Comissão Nacional de Eleições, Comissão da Carteira de Jornalista e ERC.
Um deles, já não recordo qual, entendeu que a coisa configurava crime e enviou o caso para a Comissão Nacional de Protecção que, por sua vez, o remeteu para o DIAP, a fim de seguir os trâmites legais. Fui chamado à PSP para formalizar presencialmente a situação e assinar documentos a ela relativos.
E a coisa morreu aí! Que, passados uns meses, recebo uma carta do DIAP, formal, a informar-me do arquivamento do caso. Se bem me recordo do seu teor, diziam-me nela que, depois de ouvidos os intervenientes (a empresa de vídeo, o director de campanha e Pedro Santana Lopes) se tinha concluído não haver crime, apesar de pouco ético e desaconselhável.
Fiquei-me com o incómodo e desagrado, alguns documentos e a história para contar.

Hoje sou confrontado com uma notícia no jornal “Diário de Notícias”, onde se conta que Pedro Santana Lopes ganhou um processo em tribunal contra o grupo Impala, no montante de 730 mil Euros, por difamação enquanto ele exercia o cargo de primeiro-ministro. 700 mil por danos patrimoniais e 30 mil por danos morais.

Factos contados na primeira pessoa e lidos na imprensa.
Quanto à opinião que tenho da pessoa em causa, do funcionamento da justiça e das relações do primeiro com a segunda, guardo-a para mim.
Que corro o risco de ser processado e pagar pesadas indemnizações e coimas.


By me

Sem comentários: