sábado, 9 de fevereiro de 2013

Liberdade




Em 1982 estive em Espanha, ao serviço da TVE, para a transmissão do campeonato do mundo de futebol.
Numa das raras manhãs que tive livre fui visitar um museu local que, por ser tão cedo, se encontrava quase deserto. E um dos poucos visitantes que por lá deambulava era um jovem da minha idade, com quem acabei por estar à conversa.
De origem Argentina, tinha terminado o curso de medicina e o pai, de prémio, oferecera-lhe uma viagem à Europa.
Na altura a guerra das Malvinas era um tema dominante e aproveitei o ensejo de saber em primeira mão a opinião de quem se defrontava com a Grã Bretanha, bem como o que se passava naquilo a que por cá chamavam “ditadura argentina”.
E, a dada altura, diz-me ele com a maior das naturalidades:
“Nós? Claro que somos livres! Podemos sair à noite e tudo!”

O conceito de liberdade é algo de particularmente relativo. Tal como o de falta dela. E o que fazemos para a obtermos ou não perdermos.
Por exemplo: neste momento celebro o ter regressado à condição de “cidadão livre”. Podendo, após umas horas, dizer o que se passa ou como me sinto. Enquanto escrevo estas linhas, bato-me com o que se vê na imagem. Com a certeza que não serão as mais normativas ou ameaçadoras rolhas que “cortarão a raiz ao pensamento”. Nem inibidoras de rebeldia.
Ser livre não é uma condição nem se decreta ou se proíbe!
É um estado de alma e uma forma de estar na vida. Sabendo, naturalmente, que haverá sempre um preço a pagar pelas opções que tomamos.

By me 

Sem comentários: