segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

NÃO!




Faz-me sair do sério, cada vez mais, a atitude que a sociedade, através das actividades governamentais e judiciais, têm de supor que os cidadãos são suspeitos e têm que provar o contrário.
Ele é nos impostos, ele é nos pórticos e detectores de metais, ele é nas inspecções e controlos automóveis, ele é nas câmaras de vigilância…
Uma sociedade e um governo que tudo controla e que de tudo desconfia é uma sociedade e um governo capaz de fazer aquilo de que suspeita. Por outras palavras, não me oferece confiança uma sociedade e um governo que, p’lo facto de suspeitar da honestidade dos seus cidadãos, demonstra que também ele pode não ser honesto.
Por mim, não aceito ser tratado como um eventual criminoso e ter que demonstrar o contrário! Não devo, não temo e não admito que partam do princípio do contrário!
Por isso, recuso entrar de livre vontade naqueles lugares em que a revista ou o passar por um pórtico detector de metais é obrigatório: aviões, alguns comboios, alguns museus, assembleia da república, algumas embaixadas…
E nas outras circunstâncias em que tenho que demonstrar a minha inocência e boa-fé, mesmo que nada exista contra mim que não apenas o existir…
Bem! Têm que se haver comigo e com o meu direito à indignação e à resistência.
O “preço” que pago por esta minha atitude é plenamente justificado pela coerência perante a vida e os demais seres vivos!


By me

Sem comentários: