quinta-feira, 8 de maio de 2008

Lido


Jorge Sampaio: Média deveriam divulgar os principais anunciantes

Os grandes órgãos de comunicação social deveriam divulgar quem são os seus principais anunciantes, de forma a tornar transparentes as suas relações com o poder económico, defendeu hoje o ex-presidente Jorge Sampaio, numa conferência do ciclo “Os Presidentes e a Televisão”, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Sampaio, que falava para uma audiência de cerca de 120 pessoas, na sua maioria estudantes de Comunicação Social, defendeu o reforço dos mecanismos de serviço público de televisão, incluindo a procura de financiamento que permita a manutenção da sua independência e viabilidade.
Numa conferência onde falou com ironia do que chamou “técnica do microfone espetado”, Sampaio defendeu o hábito anglo-saxónico da utilização de porta-vozes como forma de evitar declarações precipitadas sobre todo e qualquer assunto. O facto de em Portugal não serem utilizados porta-vozes com a frequência que seria desejada terá, segundo Sampaio, uma única razão: “A gente [os políticos] gosta de aparecer todos os dias para confortar os portugueses sobre a nossa existência”.
Defendendo a necessidade de uma maior educação para os media, Jorge Sampaio apelou também para uma maior responsabilidade dos jornalistas e dos média. “Os média não podem ser dissociados da democracia em que se fundam, nem podem ser inimputáveis”, disse também o antigo Presidente da República.


A questão seria mesmo saber até que ponto essa divulgação corresponderia à verdade ou, como acontece com os partidos políticos, haverá contas escondidas!


Texto: in publico.pt

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