sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Um olhar num jardim




Durante alguns anos trabalhei com jovens no processo de aprendizagens da captação de imagem. Fotográfica e videográfica.
Confesso que tive como preocupação, e para além dos conteúdos e objectivos definidos pelo ministério e pela escola, de lhes tentar criar as dúvidas dos “porquê” em paralelo e com a mesma intensidade que os “como”. Até porque, e como venho defendendo desde há muito, em se sabendo os “porquê” é bem mais fácil saber-se os “como”. Na técnica, na estética, na ética, na semiótica…
Também confesso que nunca lhes ensinei nada. O mais que fiz foi ajudá-los a aprender, colocando à sua disposição os saberes e criando modos, tão individualizados quanto o possível, para que os aprendessem. Que o meu objectivo sempre foi que aprendessem e não que eu ensinasse.
A minha satisfação, actual e de então, é saber que seguiram o percurso que queriam, mesmo que com os desvios óbvios que a vida ou os deuses nos impõem.
Vou sabendo de muitos deles ocasionalmente. Ou porque nos cruzamos na vida profissional, ou porque nos cruzamos na vida real, ou porque nos cruzamos nas redes sociais. E é particularmente satisfatório e reconfortante saber que o trabalho em conjunto que então tivemos lhes é útil hoje, pese embora as evoluções tecnológicas e os pontapés da vida.
Há um caso individual que, pela sua originalidade, não consigo esquecer:
Num encontro fortuito e único num jardim e ao fim do dia, acabei por estar de conversa com uma mocinha estudante liceal. A coisa começou por um cigarro que me pediu, seguiu por uma fotografia que lhe pedi, bem como aos amiguinhos que com ela estavam, e evoluiu para a fotografia, o seu mister e alguns aspectos bem para além dos pixels e das objectivas.
Que ela estava com uma dúvida, bem comum nessas idades, sobre o seu futuro. E a fotografia parecia-lhe ser um caminho, ainda que de difícil percurso tanto nas aprendizagens como profissionalmente. Mas que era algo de que gostava, apesar de quase nada saber fazer, era um facto.
Dei-lhe umas dicas, brincámos um nico com algumas ideias fora do comum e só “remotamente ligadas” ao acto fotográfico, vi os seus olhos brilharem com algumas descobertas com o que lhe dizia, e separámo-nos. Que ela tinha os amigos à espera e eu fome por um jantar ali perto. Ficou ela, apenas, com o meu contacto numa rede social e nada mais.
Ao longo dos anos, ocasionalmente, vou sabendo dela, que os algoritmos do Face me vão mostrando alguma coisa: escola profissional na área, curso superior ligado à criatividade e à fotografia… E alguns trabalhos que vai mostrando.
A minha satisfação é presumir que, de algum modo, aquela conversa ocasional, informal e insólita, pode ter ajudado na sua opção de percurso. E, por aquilo que vou vendo, ainda bem. Que o que vejo justifica a escolha. E bem.
Fica, como ilustração, uma fotografia. Da série “um olhar” que fui fazendo por aqueles tempos, suponho que sejam os dessa então jovem adolescente. Mas não o afianço com rigor.
Se, por mero acaso, a pessoa que refiro ler estas linhas, que me corrija se for o caso.



By me

Sem comentários: