domingo, 21 de outubro de 2018

Tradições




Dentro de dias teremos o primeiro de Novembro.
Por cá, as lojas estão já inundadas com artigos para a celebração do halloween: máscaras, falsas abóboras, cabeleiras, caveiras e outra coisas que tais.
Nesse dia, por sinal o dia de todos os santos, veremos o misturar de tradições portuguesas com as importadas, com estas a ganhar terreno.
O “pão por deus”, tradição que, ao que sei, tem umas centenas de anos e ganhou importância no que se seguiu ao terramoto de 1755, vai caindo em desuso: porque o que é anglófono é que é bom, porque as tradições de pais e avós não prestam que são dos cotas, porque o medos de crianças de porta em porta é grande e nunca se sabe o que poderá acontecer…
Não faço ideia do que será a minha vida laboral nesse dia. A inconstância dos meus horários dificilmente me permite antever tal coisa.
Mas se estiver por casa se e quando a canalha miúda me bater à porta, conto ter algo doce para dar. E tentar fazer mais uns registos de máscaras no patamar da escada.
Que se as tradições já não são o que eram, nem mesmo no pão por deus, as minhas fotográficas tento que sejam.
Quanto ao comércio alusivo à data… uns saquinhos de pano ou serapilheira para recolha de “donativos” seria uma boa estratégia, mesmo com caveiras estampadas: mantinham tradições e sempre se evitavam os plásticos.



By me

Sem comentários: