quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Ecologias




Muito se vai dizendo sobre o Homem destruir a Natureza.
O aquecimento global, a extinção de espécies, a poluição, a desmatação…
Diz-se que vamos destruindo a Natureza.
Esquecem-se, esses que o dizem, que nós mesmos somos a Natureza. Fazemos parte dela, integrante, enquanto espécie nativa. Em paralelo com os elefantes, as térmitas, os coalas e os corais.
Tudo o que o Homem faz é natural, mesmo que crie e transforme objectos ou altere a atmosfera e os solos. Até mesmo a extracção de minério é coisa natural, porque o Homem é bicho natural.
Aquilo que realmente acontece é fazermos parte do desequilíbrio intrínseco da natureza (do sistema solar, do universo). Que, ele mesmo, não é nem estático nem imutável. O desaparecimento de estrelas ou mesmo galáxias, com tudo o que isso significa, é rigorosamente o que fazemos no planeta, apenas noutra escala.
Quando daqui por uns milhões de anos, e se o Homem ainda for espécie viva, não faltará quem diga que o próprio arrefecimento do sol ou a sua explosão será consequência dos nossos actos.
Aquilo que podemos dizer, e fará sentido dizermo-lo, é que gostamos do que temos e não o queremos alterar. As paisagens, o oxigénio, o nível do mar, a alimentação…
A menos que se diga que foi um erro dos deuses o extinguirem-se os dinossáurios, coisa que, ao que sabemos, não foi obra do ser humano.
Entendo o conservadorismo ecológico e as ideias que lhe estão associadas.
Mas não nos devemos esquecer que, à escala do universo, valemos coisa nenhuma e somos bem mais efémeros que o planeta em que existimos. Para trás e para a frente na linha do tempo.
Devemos estar gratos a esse desequilíbrio universal pela evolução que tivemos até aqui. E termos consciência que essa evolução nos conduzirá, inexoravelmente, ao ponto de extinção. Enquanto indivíduos e enquanto espécie. Mesmo enquanto pontos insignificantes naquilo que de pouco conhecemos e que chamamos de universo.

Apesar de tudo o acima exposto de modo resumido, continuo a gostar de salada no verão, coisa que só poderá acontecer se chover no inverno. E a ficar preocupado com o desaparecimento das abelhas devido aos incêndios e ao uso de químicos.



By me

Sem comentários: