segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Notícias falsas




Há por aí muita gente chocada com a questão das notícias falsas. Tanto nos EUA, como no Brasil e até mesmo Portugal, a dar fé num artigo de jornal.
Trata-se de notícias, criadas por jornalistas ou não jornalistas, postas a circular nas redes sociais ou mesmo na comunicação social, com objectivos bem claros de condicionar a opinião pública neste ou naquele sentido.
Confesso que não entendo tanto choque ou espanto.
Numa das mais arrepiantes obras da literatura mundial – 1984 – George Orwell descreveu o ofício do principal personagem como sendo o corrigir os arquivos dos jornais para que não entrassem em conflito com a realidade e as notícias presentes. Por exemplo, se a inflação num dado momento fosse de 2,5%, haveria que alterar as notícias publicadas com previsões no ano anterior, que anteviam 2,0%. Nunca o passado poderia contradizer o presente.
Bem que gostaria de ler o que este autor escreveria se vivesse hoje, em plena era das tecnologias de informação e das redes sociais.

A literatura, mais que forma de expressão pessoal do autor ou deleite do leitor, é também um aviso aos vindoiros. E obras há que deveriam ser de leitura ou conhecimento seriamente recomendado no ensino básico ou secundário.



By me

Sem comentários: