quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Núvens



- Eh pah! Ensina-me a fazer fotografia!
- Olha: liga a câmara. Põe-na em automático, tudo em automático. Aponta-a e carrega no botão. Vês? Já fizeste uma fotografia, já sabes.
- Não digo isto, digo fazer boas fotografias.
- Bem, o mais que eu posso fazer é ajudar-te a aprender os truques e técnicas que uso antes e depois de carregar no botão. O que penso e o que decido. Quanto ao mais, terá que ir ver como fazem os mestres.
- Pois, mas eu queria fazer fotografias como tu fazes.
- Não queiras isso! Que se fizeres fotografias como eu faço não serão as tuas fotografias mas sim as minhas fotografias. E isso nem tu queres nem eu quero.

Aquilo que deves fazer é aprender como pensam aqueles que tens como referência, que não eu, e seguir o teu próprio caminho. E, se quiseres ser simpático, contares-me que caminho percorreste, o que pensaste e que técnicas ou truques usaste ou inventaste, para que eu também os aprenda.

By me 

Sem comentários: