sábado, 21 de setembro de 2013

Hoje




Entre um e outro compromisso com terceiros ainda encontrei tempo e alma para respeitar um compromisso comigo mesmo e com o universo: celebrar um dos quatro feriados mundiais.
Desde a pré-história, e transversal a todas as culturas e geografias, os solstícios e os equinócios são celebrados.
Celebrações pagãs, têm sido absorvidas por outras religiões, com outros nomes e outras justificações, mas sempre em cima ou muito perto das datas fulcrais: os inícios das estações, marcados pela orbita da terra em torno do sol.
Todas as outras datas que o Homem celebra são fruto da sua própria actividade ou imaginação: momentos divinos, nascimentos ou mortes, guerras e revoluções…
Mas o movimento dos astros, planeta terra incluído, pouco se importa com o que a Humanidade faz. Muito antes de o Homem ter deixado de ser uma amiba e muito depois de já nem sequer sermos memória na galáxia, os corpos continuarão a movimentar-se, em orbitas não circulares, com solstícios e equinócios.
Se há datas que mereçam ser celebradas, estas são elas. E faço questão, para dentro e para fora, de o fazer. Mesmo que só por umas fracções de segundo mas sempre usando a luz do sol, em torno do qual giramos.

Espero que tenham tido um bom feriado!

By me

Sem comentários: