quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E pronto!



Estão abertas as hostilidades de parte a parte.
Se, por enquanto, mais não são que escaramuças, creio que em breve se passará a conflito aberto, com a caça ao homem (no casos, aos homens) por um lado, e os ataques na web e outras.
Resta saber se a web aguentará, quantos serão os detidos (e se só detidos e com que argumentos) e que outros alvos poderão surgir.
Diz o Diário de Notícias:
Os sites dos cartões de crédito MasterCard, do ministério público sueco e da Amazon foram atacados por piratas informáticos, em retaliação contra o fecho do site Wikileaks. Está em marcha a Operação "Payback" (vingança).
De acordo com a edição online do "Guardian", os ataques aos sites da MasterCard e do ministério público sueco estão a ser levados a cabo por apoiantes de Julian Assange, o fundador do site Wikileaks que, nas últimas semanas, divulgou milhares de mensagens de correio diplomático que envolvem vários países, em particular os Estados Unidos.
Depois da divulgação dos documentos, a justiça sueca emitiu um mandado de captura europeu que levou à detenção de Assange, ocorrida ontem no Reino Unido, mas por envolvimento noutros processos, de alegada agressão sexual a duas mulheres.
A BBC e o "Guardian" contam que as páginas da MasterCard foram atacadas na noite passada, e que os piratas informáticos actuaram devido à suspensão da recepção de donativos para o Wikileaks, tencionando atacar todos os sites que se oponham ou deixem de lhe prestar serviços. Apesar de a MasterCard ter dito à BBC que o ataque não causou problemas nos pagamentos, a estação de informação britânica assegura que pelo menos uma empresa perdeu completamente a capacidade de receber pagamentos através da MasterCard. De acordo com o "New York Times", também a Amazon, a maior loja online do mundo, sofreu um ataque.
Os piratas informáticos fazem parte de um grupo designado "Anonymous" (Anónimos), que se auto-intitula "hacktivista" (junção do termo "hacker" - pirata informático - com activista). A operação de retaliação denomina-se "Payback" (vingança).

Sem comentários: