sexta-feira, 15 de março de 2024

Memória




Há uns 40 anos uma colega veio ter comigo com um pedido.

Dizia ela que tinha um conjunto de negativos antigos da família e que gostaria de ter aquilo impresso em papel. Se eu me encarregava de o fazer.

Achei a coisa curiosa e aceitei o encargo, já que se tratava de uma colega. Mas se eu soubesse...

Surge-me ela, alguns dias depois com duas caixas de sapatos repletas de negativos de todos os tamanhos e suportes, incluindo vidro 9x12.

Claro que me assustei mas não dei parte de fraco.

Foram horas de laboratório, tentando fazer o melhor que podia, apesar de alguns estarem não muito bem conservados. E até ao formato 6,5x9 ainda tinha ampliador para tal, mas acima disso teve que ser por contacto.

O que foi divertido foi ir vendo várias gerações a aparecerem na tina de revelação. Um casamento aqui, um batizado ali, um festa acoli... ao fim de algum tempo já reconhecia os seus familiares ainda em negativo. Só não me dei ao trabalho de lhe entregar aquilo por ordem cronológica, mas pouco faltou.

Agora veio parar-me às mãos esta caixa cheia de negativos em vidro 6,5x9. Pelas indicações escritas em todos e cada um, deve ser o que sobrou de um fotógrafo de loja aberta e com estúdio, que todas foram assim feitas. Pelas roupas envergadas, consigo calcular que sejam de finais dos anos 50 ou início dos anos 60. E, muito naturalmente, não serão familiares entre si.

São fotografias feitas nos tempos em que se vestia a roupa domingueira para se ir ao fotógrafo, que era algo de especial. As mais das vezes para colocar a fotografia num qualquer documento identificativo, impressas por contacto e vendidas às meias dúzias numa carteirinha de papel própria com o nome do fotógrafo impresso a carimbo nas costas de cada uma.

Irei ter o prazer de as positivar a todas. Para meu gaudio, que não fará sentido publicá-las, ainda por cima sem autorizações. Mas ficarei sempre com a curiosidade (que nunca será satisfeita) sobre o que aconteceu as estas pessoas, algumas das quais, e para além da fotografia, pouco mais restará que a memória.

 

Pentax K1 mkII, Pentax-M Macro 50mm 1:4

By me

Sem comentários: