quarta-feira, 20 de março de 2024

Confortos




Muitas são as discussões em torno de qual é a objectiva “normal” ou “standard”. Os argumentos são muitos, da fisiologia à técnica, do subjectivo ao histórico.  Por mim, o que mais importa é o conforto de quem fotografa com o ângulo de visão da objectiva com que está a trabalhar.

Nunca fui muito de grande angular. Por vezes recorria a uma, fixa ou zoom, só porque era a que se mais adaptava ao que estava a fazer. Mas sempre ouvi muitos e conceituados fotógrafos a defenderem as virtuosidades da 35mm. Principalmente os que fazem reportagem. Usando mesmo aquele argumento “Se a fotografia não está boa é porque não estavas suficientemente perto”. Rebatível, mas entendo-o.

Um dia vejo-me com esta 35mm nas mãos. Não foi uma escolha, já que acompanhava uma câmara que eu queria. Mas, já que a tenho vamos usar aquilo que tantos e tão bons defendem. Foi uma surpresa!

De início foi um pouco desconfortável estar com aquela primária na câmara. E só alguma disciplina e preguiça me impedia de a mudar. Porque, e por uma questão de método, saía de casa já com ela colocada. Aprender outras abordagens implica entrarmos em terrenos que podem não nos ser confortáveis.

Mas, ao fim de algum tempo, percebi que aqueles 63º em Full Frame eram, e são, muito agradáveis de usar. Tão agradáveis que, agora, é esta objectiva que tenho pronta a fotografar ao sair de casa, alternando apenas com a minha já tradicional 90mm.

Há pessoas que se vestem de acordo com a sua disposição nesse dia. Cores, formalidade, conforto... eu escolho uma objectiva.

Pentax K1 mkII, Tamron SP Adaptall2 90mm 1:2,5

By me

Sem comentários: