sábado, 16 de março de 2024

A Ricoh




Quando preparei esta série de fotografias envolvendo as objectivas de 50mm que aqui tenho, fiz duas separações: montagem PK e montagem M42. A estas voltarei mais tarde.

Quanto às PK, fiquei particularmente indeciso se iria incluir esta junto com as Pentax ou não. Isto porque a dualidade é múltipla.

Por um lado é montagem PK; por outro não é Pentax.

Por um lado a Pentax faz parte do universo Ricoh; por outro, quando foi concebida ainda as duas empresas não estavam unidas.

Por um lado foi adquirida com uma SLR Pentax; por outro destoa no meio das demais.

Acabei por incluí-la na série, como se constata.

Isto porque tenho diversas outras objectivas, com diferentes características e marcas, que uso com as minhas SLR ou DSLR Pentax e não faria sentido deixar esta de fora, ou teria que nunca referir as demais.

O que a torna única é, para além de ser Ricoh, ser a única 50mm 1:2 que possuo. Se acontecer encontrar acessível para mim uma Pentax f/2, virá com certeza.

Um destes dias terei paciência, porque tempo tenho, para fazer testes conclusivos sobre o que é a qualidade resultante de cada uma delas. E escolher a que mais me convença como a que usarei quando de uma necessitar. Até lá, e só porque sou pentaxiano, esta mantem-se guardada.

Pentax K1 mkII, Pentax-M 35mm 1:2

By me

Sem comentários: