sexta-feira, 15 de março de 2024

Duplicação




Tenho que admitir que a aquisição desta objectiva de deveu a dois dos pecados mortais: gula e preguiça.

Gula na medida em que não tinho um exemplar cá em casa. E se tenho algumas objectivas de 50mm, “faria sentido” ter uma destas.

Preguiça na medida em que tenho uma outra muito semelhante mas com montagem M42.

Qualquer uma delas tem um racio de reprodução de 1:2, o que é confortável. Principalmente quando a objectiva que mais gosto para trabalho com peças pequenas, uma Tamron, faz a mesma escala de reprodução mas a uma distância de trabalho maior. Ou, por outras palavras, com uma perspectiva diferente.

E dá muito menos trabalho mudar de objectiva, se for necessário, de uma PK para outra PK do que ter que colocar ou tirar o anel adaptador para M42.

Preguiça pura e dura.

O que acaba por ter graça é que quem ma vendeu disse ter duas iguais. O que não é comum, principalmente neste tipo de objectiva. E, considerando o estado de conservação desta, que é quase como que saído da fábrica, ainda que tenha saído de produção há quarenta anos, pergunto em que estado estará a outra que não vendeu. É que melhor será difícil.

Quanto a mim, ganhei uma peça e poupei trabalho no futuro.

Pentax K1 mkII, Pentax-M 35mm 1:2

By me

Sem comentários: