segunda-feira, 4 de março de 2024

História e livros




O conhecer o trabalho de outros fotógrafos é, para mim, importante. Como não sou um génio, preciso de pistas para aquilo que faço.

Ver o que se expõe é importante. Conhecer a biografia e os pensamentos de quem fotografa ou fotografou é igualmente importante. E os livros são muito úteis em qualquer destes casos.

Monografias, colectâneas, história... tudo é útil para evoluirmos.

Hoje, numa feira de livros e equipamento fotográfico, encontro este livro.

Tenho vários sobre a história da fotografia e é interessante constatar os detalhes que um autor conta e que não constam nos outros. Ou as fotografias escolhidas para acompanhar o que se diz deste fotógrafo ou época. Algumas são as mesmas, outras são-me completamente desconhecidas ou ensaios para as mais divulgadas.

O que é interessante neste livro é que o seu proprietário original assinou-o, datou-o e referiu onde o comprou. Habito que também tenho.

E apercebo-me que o livro foi impresso no Reino Unido, em 1965 e comprado em Luanda, Angola, por 135.00 escudos, uma verdadeira fortuna em 1966. Colónia Portuguesa em África, em guerra. E se a literatura sobre fotografia não abunda em Portugal, nessa altura e nessas circunstâncias ainda pior. 

Comentei isso mesmo com quem o estava a vender e a resposta foi impactante: “Esse livro era de meu pai, que então aí vivia. Talvez que a proximidade com a África do Sul...”

Gosto de saber a história dos objectos que possuo. Deste soube-o em primeira mão. E estive quase para lhe perguntar se tinha a certeza de querer vender. Não perguntei, que não tive coragem.

Fiquei eu mais rico!

.

Pentax K1 mkII, Tamron SP Adaptall2 90mm 1:2,5

By me

Sem comentários: