sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O bitoque



Foi há pouco menos de dois anos.
Estava eu de braço ao peito, o esquerdo, com a mão partida. E sendo certo que há coisas muito piores, tentar fazer a vida normalmente só com uma mão não é fácil. Mas eu tentei – e consegui – levar a coisa com o bom humor possível.
Claro que se há algo difícil é o usar de talheres – faca e garfo – em que uma das mãos está quase inútil. E eu ia escolhendo o que comer em função da facilidade de o levar à boca.
Um dia, em que tudo me havia corrido mal logo desde manhã, dou comigo a precisar de almoçar em Lisboa. E acabei por fazer pontaria para um cervejaria em Benfica.
Olhando p’ra ementa não resisti e pedi um bitoque. A senhora que me atendeu recebeu o meu pedido e afastou-se, não sem antes olhar de novo p’ra mim e p’ro braço engessado que eu havia pousado na mesa.
Passados instantes regressou e perguntou-me se eu quereria que, na cozinha, “ajeitassem” o bitoque p’ra mim. E olhando, de novo p’ro meu braço com gesso.
Disse-lhe que não, que me haveria de desembaraçar, que não seria uma mão partida que me iria impedir de comer.
Quando, pouco depois, regressou com o bendito bitoque, a minha boca mal sustinha o salivar. E insistiu ela que se eu tivesse dificuldade em cortar a carne que a chamasse que me ajudaria.
Agradeci-lhe, naturalmente. Mas eu estava mais que decidido a provar a minha auto-suficiência e, mesmo com um braço ao peito, haveria de derrotar aquele bitoque. Consegui-o, que sou teimoso, lá inventando o como o cortar.
Era igualzinho a este, que decidi hoje repetir o local.
Já a senhora que, não me conhecendo de parte alguma, não deixou de me querer ajudar, não a vejo. Mas não a esqueço, nem ao gesto.

Que procuro replicar sempre que posso.

By me 

Sem comentários: