segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Dinheiro



A dar fé nas diversas teorias, o dinheiro é o equivalente dos diversos valores.
Uma hora de trabalho vale tanto dinheiro, uma peça de horticultura vale tanto dinheiro, um pedaço de terra ou um edifício vale tanto dinheiro.
E é tanto verdade que o dinheiro é uma equivalência entre diversos valores que até as partes do corpo humanos têm cotação em dinheiro: em havendo um acidente ou um atentado com perda de um membro, ele vale tanto dinheiro, tal como a visão, ou a fala ou mesmo o órgão sexual. O corpo humano tem uma tabela de valores em dinheiro.
Mas esta equivalência foi bem mais longe: atribuíram valores ao que não existe. São os chamados “danos não patrimoniais”. O medo de repetir uma certa ocorrência vale tanto dinheiro, a insónia devido a um desacato vale tanto dinheiro, até o desgosto de perder um parente num acidente vale tanto dinheiro.

No entanto, raios me partam se os meus sentimentos valem dinheiro. Amores e desamores, frustrações e expectativas, lágrimas e sorrisos não se substituem por um dado valor em dinheiro. Seja ele qual for.
Nem mesmo para comprar bebida para afogar as mágoas, que elas sabem nadar.

Acredito, no fundo do meu ser, que se excluíssemos o dinheiro e os valores de equivalência da civilização acabaríamos em poucas gerações com boa parte dos males que hoje nos afectam.

By me

Sem comentários: