sexta-feira, 14 de março de 2014

Desafio



Dez anos é quanto separam estas duas fotografias.
Não dez anos numa cronologia sucessiva mas dez anos tecnológicos.
Enquanto que uma delas foi feita com uma Olympus Camedia c-3040Z, com 3,3 megapixels, registo em cartão SM, de 2000, a outra foi feita com uma Nikon Coolpix P7000 com 10 megapixels, registo em cartão SD, de 2010.
As imagens foram feitas nas mesmíssimas condições: registo em jpeg, balanço de brancos para “luz de dia”, exposição em “P”, foco em automático, a zoom na sua máxima abertura, leitura de exposição media integral.
O únicos ajustes posteriores que lhes fiz foram as igualizações na resolução e o justapô-las num ficheiro apenas. Nada mais.
Fica, assim, o desafio: qual delas, esquerda ou direita, foi feita com a velhinha?

A razão de ser deste desafio não passa por provar nenhuma teoria sobre a qualidade do “último grito da tecnologia”. Se o quisesse fazer, iria buscar a minha Sony Mavica, de meados do anos ’90, com uma resolução de 640 por 480 e que faz os seus registos em disquete 1.44. Talvez que um dia o faça e deixe muitos de boca aberta.
Além do mais, e se quisesse mesmo fazer uma comparação rigorosa, usaria uma situação, como vemos nos testes sérios, como maiores relações de contraste, maior variedade de cores e brilho, bem como detalhes suficientes para que tudo se escrutine.
Mas o objectivo não foi esse.
Por motivos que agora pouco interessam, fui obrigado a recolocar a velhinha em funcionamento. E a recordar-me de como funciona, tanto em botões como em menus. Acabei por dar comigo, muito naturalmente, a fazer esta e mais algumas equivalentes.
Torna-se interessante de ver que, pese embora as diferenças de resolução e rendimento cromático existirem, é difícil dizer-se se a “melhor” fotografia é uma ou outra.
Acrescento, a título de curiosidade, que um colega meu ficou entusiasmado quando, na época, viu a minha Olympus. E foi comprar uma igual. Disse-me ele que, de todas as que havia visto e testado, esta era a única com uma ergonomia que se adaptava à sua mão direita, limitada por um grave acidente de moto uns anos antes.

Deixo-vos o desafio de identificarem qual é qual. Dentro de uns dias darei a resposta certa.

By me 

Sem comentários: