sexta-feira, 7 de março de 2014

Aniversário



Tenho argumentado, e acredito no que afirmo, que das efemérides que celebramos, poucas são realmente importantes.
E considero como realmente relevantes os equinócios e solstícios, por serem dias que ultrapassam, em tudo, aquilo que o Homem faz, fez ou fará.
Tenho, no entanto, duas ou três datas de feitos humanos que referencio e nas quais me sinto pessoalmente envolvido.
Uma delas é o dia 11 de Fevereiro de 1990. Muitos não saberão o que aconteceu, mas foi o dia em Nelson Mandela foi libertado. E, simbolicamente, foi o dia em que terminou o último regime em que a segregação pela cor da pele fazia parte da lei. Diria eu que foi o evento mais importante do séc. XX, já que foi o fim, em todo o globo, de uma prática ancestral horrenda. Um significativo salto na humanidade.
E eu assisti a isso, em directo pela televisão, emocionado quase para além dos limites.
Outra data importante de feitos humanos, recente, aconteceu um pouco antes: 25 de Abril de ’74. Creio que todos entendemos a importância do acontecimento e de que forma, ainda hoje, nos marca e rege a vida. E saiba-se (um pouco de orgulho não fica mal de todo) que foi esta revolução que esteve, de algum modo, na origem de outras. Se não revoluções, pelo menos mudanças profundas, em alguns países.
Outra é um pouquinho mais antiga. 7 de Março de 1957. A esmagadora maioria não lhe atribui significado, mas eu esclareço: o início das emissões regulares de televisão em Portugal pela RTP. Faz parte da vida de todos os cidadãos nacionais, com mais ou menos importância. E, nos tempos que correm, por todo o planeta. Tal como faz parte da minha própria vida, não apenas profissionalmente mas porque foi por causa disso que eu mesmo existo.

As datas dos feitos humanos têm pouca importância. Daqui por cem anos nenhuma das que referi será lembrada. Outras se sobreporão, com outras relevâncias e valores.
Sobrarão, como desde a existência da Humanidade, os solstícios e os equinócios, comuns a todas as épocas e culturas. Que Terra continuará a girar em torno do Sol, façamos o que fizermos.

Mas, enquanto eu por cá andar, estas terão um cantinho especial no meu calendário.

By me 

Sem comentários: