sexta-feira, 28 de junho de 2013



Mais de uma hora para que todos os 226 entrassem, de permeio com os que, por via de outros processos, também ali se dirigiram.
Os media estavam todos por lá, das rádios, das televisões, dos jornais, com os equipamentos do costume e até, algumas novidades.
Os advogados também compareceram, com nomes e funções de peso, coadjuvantes e ilustres desconhecidos. Alguns, até, que nada tendo com o processo em causa, fizeram questão de aparecer. “Just in case!”
A polícia também marcou p’la presença, com os do costume, mais os de trânsito e os do corpo especial de polícia. Que bem se diferenciavam p’los olhares, os da força e os da inteligência. (Divertido, o analisar estes olhares, se bem que não fotografáveis!) Cães, se os havia, estavam escondidos, ao abrigo do sol impiedoso da manhã.
Quem primou p’la ausência foi gente a solidarizarem-se com estes, ontem detidos e identificados, hoje presentes a tribunal criminal de pequena instância.
Talvez que não tenha ficado bem claro, via comunicação social, que esta actuação policial se destinou a, bem mais que manter a ordem pública, a criar ficheiros. Melhor dizendo, a actualizar e aumentar os ficheiros existentes, com novos nomes e moradas.
P’lo que fui ouvindo, as condições no interior eram muito abaixo do aceitável, considerando o número de arguidos e seus advogados. A ponto de um dos identificados ter recebido apoio médico por parte do INEM, chamado de urgência.
Fiquei sabendo que, face ás condições do local e devido a pedidos de advogados para organizarem a defesa, o julgamento foi adiado por duas semanas.
Não fiquei a saber se no mesmo local. Nem se com a mesma falta de apoio por parte dos que se manifestam mas não dão o corpo ao manifesto.
E não fiquei a saber se quem o decide mandará fazer cobertura informativa do caso, ou se será mais um daqueles que “cairá no esquecimento”. Que quinze dias é tempo suficiente para transformar uma actuação policial suspeita numa “legítima intervenção” perante “perigosos arruaceiros anarquistas”.
Fica a convocatória, com duas semanas de antecedência!



By me

Sem comentários: