sábado, 29 de junho de 2013

Falcões? Por favor, ajudem.



Aqui em casa, nem corrente de ar consigo ter. Fazendo uma pausa no trabalho, vou à janela. A brisa quase que nem merecia esse nome.
Mas, enquanto tento tirar partido do pouco que há, fico a ver as aves que vejo acima e ao lado do prédio fronteiro.
“Que engraçado”, pensei, “esta minúscula aragem e as correntes ascendentes devido ao calor permitem-lhes ficar bem quietinhas no ar.”
Eram quatro, e não as reconheci. Sou citadino e urbano, que querem!
Fui buscar os binóculos, que estavam longe, e constato que eram o que me queria parecer: aves de rapina. Juvenis, ao que me quis parecer, p’la forma como planavam e ascendiam e desciam do telhado, pareceu-me que é por ali que têm o ninho.
“A modos que” pareciam estar a brincar umas com as outras, brincadeiras próprias da idade e aprendizagens úteis na vida adulta. Como nós mesmos, aliás.
Foi o tempo de ir buscar a câmara, com a 400mm e fazer algumas fotografias. Se a qualidade é bem fracota, é bem natural. Esta objectiva não é assim tão potente e, p’las contas e trignometria que fiz, deveriam estar a uns bem 250 metros de mim. Bem ampliadas, deram nisto.
Fica o pedido de ajuda: alguém é capaz, a partir delas, dar-lhes uma identificação positiva sobre a espécie a que pertencem?


By me

1 comentário:

joaquim bispo disse...

Falcão peregrino, quase de certeza:
http://www.avesdeportugal.info/falper.html