quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dádivas e partilhas



Aconteceu há uns anos.
A empresa onde trabalho entrou em greve por três dias. Segunda, terça e quarta.
Sendo que temos horários díspares, os tais que alguns entendem por privilégios, alguns de nós não estariam em horários de trabalho em alguns desses dias. Ou porque de folga, ou porque de férias.
Porque a essas pessoas, nessas circunstâncias, não seriam descontados esses dias de greve, propus eu o seguinte:
Por sectores de trabalho, essas pessoas contribuiriam, com o valor do que lhes seria descontado se estivessem de greve, para um saco comum, a dividir por todos. Assim, o sacrifício seria igual ou proporcional para todos e o auxílio também, que três dias de descontos é obra.
Da boca de um colega de trabalho ouvi o seguinte: “Oh JC! Se estás com problemas de dinheiro, faz como eu: pede ao banco.”
De pouco adiantou dizer que eu estaria de folga em dois desses três dias e que estaria a contribuir bem mais que a receber.
Nada aconteceu.

Entre o partilhar e o dar há uma fronteira. Ténue, mas existe.

Mas aqueles que nem sequer entram em território de partilha pouca consideração merecem da minha parte.

By me 

Sem comentários: